Dificilmente alguém não gosta dessa fruta suculenta, doce e um pouco azedinha. E, por ser uma fruta tão comum e fácil de encontrar, deveríamos aproveitar e consumir muito mais!

Propriedades da Laranja

Quanto mais se estuda a laranja, mais compostos fitonutrientes são encontrados. Estes fitonutrientes incluem flavanonas citrinos (tipos de flavonoides que incluem as moléculas de hesperitina e naringenina), antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, e uma variedade de polifenóis. Quando estes fitonutrientes são colocados em combinação a vitamina C, as propriedades antioxidantes se reforçam ainda mais.

A laranja possui vitamina C. Porém, em apenas uma laranja a quantidade é muito pouca: para se obter uma quantidade razoável, o ideal é tomar um suco, assim as vitaminas ficam mais concentradas.

A laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.

 

Benefícios à Saúde

  • Controla a pressão sanguínea
  • Combate o colesterol
  • Melhora os problemas digestivos
  • Estimula as funções intestinais
  • Previne gripes e infecções
  • Reforça as defesas do organismo
  • Corrige a acidez excessiva do organismo
  • Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Bagaço da Laranja

É no bagaço da fruta que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Fonte de fibra

A laranja é rica em fibras, que pode melhorar os níveis elevados de colesterol, ajudando assim a prevenir a aterosclerose. A fibra também pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e pode ser útil para reduzir a constipação desconfortável ou diarreia naqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável. A fibra também ajuda na digestão, na desintoxicação do organismo e na purificação do sangue.

 

Dicas

Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia e hidrata o corpo.

Consuma a vitamina C junto com a vitamina E. Assim, os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

Qual a melhor forma de consumir a laranja?

A melhor forma é consumir é a fruta in natura. Dessa forma, você consegue obter o suco rico em nutrientes e também as fibras. Porém, pode também tomar um copo do suco por dia, que só trará benefícios à sua saúde. Viva a laranja! 🙂