A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. As maçãs são muito nutritivas, excelente fonte de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio,enxofre, potássio e ferro.

É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Poderosa Aliada contra a Gripe

A quercetina presente na maçã é um poderoso agente antioxidante que pode afastar a gripe. Ela preserva as células, deixando o sistema imunológico mais forte. Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, outro fortalecedor d sistema imunológico.

Benefícios da Maçã

  • Previne condições como intestino preso, gota, diabetes e enfermidades da pele.
  • Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade.
  • Purifica o sangue.
  • Por ser antioxidante, retarda o envelhecimento.
  • Depura o sangue. Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância.
  • Contribui para um sono tranquilo
  • Impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta.
  • A pectina e potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias.
  • Hidrata o corpo e repõe as energias.
  • Mantém os dentes brancos e saudáveis.
  • Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas.
  • Melhora o funcionamento cerebral e evita doenças como o mal de Alzheimer.

Benefícios da Maçã para a Pele

Os benefícios da maçã para a pele pode ser visto tanto pela ingestão da maçã, como no preparo de máscaras com maçã para passar na pele. É importante comer a fruta com a casca, pois é nela que se concentram a maioria de suas propriedades.Por isso, é importante conseguir maçãs orgânicas sempre que possível, para poder comer a casca tranquilamente sem pesticidas.

Além da fruta, você também pode se beneficiar do vinagre de maça. O vinagre de maçã é um dos melhores produtos para a limpeza facial. Dispõe de propriedades que conseguem equilibrar o pH da pele, limpando-a em profundidade. É adstringente natural, e o que é ainda melhor, nos proporciona brilho e um aspecto realmente jovem e saudável. Saiba mais sobre o vinagre de maçã para sua pele e cabelos.

Benefícios da Maçã para Queda de Cabelo

Os componentes químicos da maçã são capazes de prolongar a fase de crescimento dos fios e encurtar a fase de repouso. O resultado disso é o estímulo e aumento do crescimento do cabelo.

Em estudo realizado com homens calvos, foi observado que, aqueles que receberam tratamento com a substância procianidina polifenol B12 (presente na fruta) apresentaram crescimento capilar significativo após seis meses de tratamento. Esses resultados são promissores e apontam a fruta como um eficaz remédio natural contra a calvície. Além disso, por ser altamente antioxidante, contribui ainda para a renovação celular e ajuda a retardar a perda do cabelo.

Para o tratamento dos cabelos (incluindo os casos de queda), o vinagre de maçã também é bastante útil. Ele dispõe de uma grande quantidade de vitaminas, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Tudo isso o torna eficiente para restaurar nossos cabelos em diversas situações: quando está ressecado e sem brilho, quando o tingimento faz com que ele perca a naturalidade, e quando ele fica ásperos e sem vida pelo uso do secador. Confira dicas de como usar o vinagre de maça nos cabelos.

Tipos de Maçã

  • Fuji: É firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.
  • Gala: Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.
  • Red ou Argentina: Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.
  • Verde: Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

    Consumo

    A melhor hora para se consumir a maçã é em jejum, momento em que os nutrientes são mais bem aproveitados. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumir a maçã ao natural com casca, pois é nela que se encontra a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. Procure consumir as maçãs orgânicas. Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.