A micose de unha ou onicomicose é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

Geralmente, o tratamento é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Eventualmente, tratamentos caseiros como escalda-pés ou cremes e loções naturais podem ajudar.

A micose de unha do pé é contraída principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, enquanto que a micose de unha da mão ocorre especialmente quando se partilha materiais de manicure.

Como tratar?

Ela pode ser tratada com remédios para micose de unha em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte para micose de unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.

Outra opção, é o uso de laser, que elimina o fungo causador através dos raios infra-vermelhos emitidos pelo laser. Saiba mais em: Tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento é demorado, porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente. Por isso, a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para a micose das unhas dos pés, quando é seguido corretamente.

Tratamento caseiro para a micose de unha

O tratamento caseiro pode ser feito com a aplicação de 2 a 3 gotas de óleo essencial de cravo-da-índia na unha afetada pelo menos 2 vezes ao dia, pois o cravo-da-índia possui ação antifúngica e cicatrizante.

Além disso, o tratamento caseiro para micose de unha também inclui a adoção de alguns cuidados como:

• Evitar usar sapatos apertados;
  • Preferir meias de algodão;
  • Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
  • Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
  • Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.

Estes cuidados aceleram o tratamento da micose de unha e previnem uma nova infecção.

Os sintomas de micose de unha incluem:

• Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele;
  • Deformidade nas unhas.

O diagnóstico da micose de unha pode ser confirmado através de uma análise ao microscópio de uma amostra de resíduos da unha, para determinar qual o fungo responsável pela infecção, que é essencial para o dermatologista indicar o tratamento adequado.