De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos aumentou 390% em todo o país. Entre os tratamentos mais procurados estão preenchimento (1º), toxina botulínica (2º), peeling (3º). Os três são bastante populares entre quem busca combater e prevenir os efeitos do envelhecimento. Vamos saber mais sobre cada um deles.

Preenchimento

O preenchimento é feito por meio da injeção de substâncias que levantam regiões específicas da pele. Com isso, é possível corrigir as imperfeições e melhorar o contorno e o formato do rosto. O ácido hialurônico é a mais utilizada porque é naturalmente produzida pelo corpo.
O preenchimento costuma ser indicado para atenuar rugas, cicatrizes e sulcos, mas também pode ser uma opção para tratar cicatrizes de acne, dar sustentação, repor perdas de gordura, dar mais volume aos lábios e eliminar olheiras. É comum que o seja combinado com outros procedimentos para melhorar o resultado, como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings. Converse com um profissional da área para ter indicações para o seu caso.

Toxina botulínica

A toxina botulínica atua como um bloqueador da musculatura: sem movimento, as linhas indesejadas não ficam mais evidentes no local da aplicação. O procedimento começa a fazer efeito de sete a 14 dias depois da aplicação e dura de três a seis meses, quando o músculo volta a ter seu movimento normal. Então, é necessário fazer um nova aplicação.
O procedimento é indicado para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, reposicionar as sobrancelhas e até para combater a transpiração excessiva. Um dermatologista pode indicar o melhor uso da toxina botulínica para o seu caso.

Peeling

É uma forma mais acelerada de fazer uma esfoliação. O objetivo desse procedimento é promover uma renovação celular por meio da descamação. O peeling físico faz isso usando desde lixas e cremes abrasivos até aparelhos de microdermoabrasão. Já o peeling químico promove esse estímulo na pele por meio de produtos específicos que destroem as camadas superficiais da pele.
O procedimento pode ser superficial, médio ou profundo. O superficial precisa ser feito em séries e sua descamação costuma ser fina. Já os médio e profundo são realizados em aplicações únicas, com descamação mais intensa e formação de crostas.
Cada pessoa deve ser avaliada individualmente por dermatologista para ter indicação do melhor tratamento.

Invista na hidratação para manter a pele jovem

Os procedimentos estéticos são excelentes formas de combater e evitar o envelhecimento da pele. No entanto, uma boa hidratação tem o seu valor e não pode ficar fora da sua rotina de cuidados. Especialmente se o seu objetivo for manter o viço e a firmeza.
Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto à base de água e que não aumente a oleosidade.
De dentro para fora também se hidrata a pele. Por isso, além do uso de produtos específicos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água e uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras.

Quer saber mais dicas e novidades em dermatologia? Tem aqui no blog!