Manter a pele limpinha é importante em qualquer momento do dia. Especialmente à noite, antes de dormir, tirar a maquiagem é uma forma de remover os resíduos que se acumularam na pele ao longo do dia. Nessa conta, além dos produtos de beleza, você pode incluir protetor solar e até partículas de poluição. Como o acúmulo dessas substâncias pode danificar as células da pele, tirar a maquiagem acaba sendo uma forma de prevenir oleosidade excessiva, acne, cravos e até as rugas.

3 consequências de não tirar a maquiagem

1. Envelhecimento precoce:

A maquiagem é um grande obstáculo para a microcirculação da pele. Esse é um processo de renovação que elimina poluentes, bactérias e fungos. Se a condição persiste por muito tempo, ou seja, se dormir sem tirar a maquiagem se tornar um hábito, você vai favorecer a degradação do colágeno, abrindo as portas para o aparecimento de rugas.

2. Aumento dos poros:

O acúmulo de todas essas substâncias também bloqueia os poros, fazendo com que uma quantidade anormal de óleo fique retida na pele. O alargamento dos poros é uma das consequências disso. Como, junto com o óleo, ficam retidas muitas bactérias, há maior chance de você desenvolver cravos e espinhas.

3. Risco de infecção nos olhos:

Aqui, os culpados normalmente são a sombra e o rímel, que entopem os folículos dos cílios. Além de irritação, isso pode trazer alergias, conjuntivite e inchaço das pálpebras. Como o acúmulo dos produtos também entope os poros da região, ainda pode causar cistos e deixar os cílios mais frágeis, levado à queda.

Como tirar a maquiagem corretamente

Antes, lave o rosto com um sabonete líquido próprio para o seu tipo de pele. Isso vai retirar a maior parte das impurezas. Depois, aplique o demaquilante para tirar a maquiagem de cada cantinho do rosto. Vale dar atenção especial à área dos olhos, onde os produtos tendem a se fixar mais. Lave o rosto novamente com o sabonete para ter certeza de que a pele está bem limpinha. Aí, você pode continuar a sua rotina de beleza, aplicando tônicos e hidratantes recomendados por um dermatologista.

Tem dúvida de como escolher o tipo de demaquilante? Para a pele normal, é recomendado os produtos em forma de espuma, loção e mousses. Já para as peles mista e oleosa, os veículos oil free e gel são mais indicados. Os produtos em creme são interessantes para tirar a maquiagem da pele seca.

Quer saber mais dicas e novidades em dermatologia? Tem aqui no blog!