Conhecer o seu tipo de pele é fundamental. Tanto para conhecer os cuidados específicos e deixá-la o mais bonita e saudável possível.

A qualidade e o tipo de pele básico são sempre determinados geneticamente. No entanto, ao longo da vida, a saúde e a beleza de sua pele irão depender da alimentação, do estilo de vida e do seu ambiente.

Para manter a pele macia, bonita, saudável e com elasticidade, é importante tomar alguns cuidados. Limpartonificar, utilizar hidratantes. Ingerir líquidos e alimentos saudáveis (proteínasgorduras saudáveisantioxidantes). Proteger diariamente contra os raios solares. Além disso, para manter qualquer tipo de pele saudável é essencial fazer exercícios físicos diários e beber muita água.

Sinais de Envelhecimento

envelhecimento da pele é inevitável ao longo da vida. Aqueles que na adolescência tinham pele oleosa podem vir a ter uma pele mais seca após a puberdade. Assim como pessoas com pele normal podem ter um ressecamento da pele à medida que amadurecem.

À medida que todos os tipos de pele envelhecem, a pele perde volume e densidade, aparecem rugas, linhas finas e até mudanças na pigmentação. O conhecimento e a medição destes sinais de envelhecimento certamente ajudam a determinar o estado da pele.

Tipo de pele

Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca é a que mais requer cuidados, devido a sua tendência para envelhecer mais rapidamente. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, além de possuir menos elasticidade. A probabilidade no entanto de desenvolver rugas e linhas de expressão é maior do que nos outros tipos de pele.

Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele, este é sem dúvida o mais equilibrado. Contudo é o tipo que menos desenvolve problemas como imperfeições por espinhas e manchas. Não é nem seca nem gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Mista

pele mista é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns. Como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T — queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados, e outras áreas a pele é normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas).

Pele Oleosa

pele oleosa é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo. Devido a vários fatores, têm maior atividade sebácea do que nas peles seca, normal ou mista. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que nos outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que fica bem aparente. Entretanto, tem também maior tendência para o desenvolvimento de acne.

A quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas controla a eficácia da função de barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A superprodução de sebo pode certamente indicar uma pele oleosa, propensa a acne, enquanto a baixa produção de sebo entretanto causa pele seca.

As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter sua temperatura ideal. Dessa forma, a produção excessiva ou reduzida de suor também pode influir no estado da pele.