Não é à toa que dormir bem é um dos principais itens da lista de hábitos saudáveis. É durante o descanso que o corpo obtém benefícios como fortalecimento da imunidade, secreção adequada de hormônios, consolidação da memória e combate ao envelhecimento da pele.

Sim, o sono da beleza existe e deve fazer parte da sua rotina. Vamos entender como isso funciona.

Controle hormonal faz bem para a pele

O cortisol é o hormônio ligado ao estresse. Quando você dorme mal ou passa a noite em claro, acaba fazendo com que seus níveis fiquem elevados por muito tempo – o que não é nada interessante para a pele.

O cortisol lá em cima é sinônimo de mais radicais livres circulando no organismo, e os radicais livres são grandes responsáveis pela destruição do colágeno e, consequentemente, pelo envelhecimento precoce.

Outro hormônio que tem papel de destaque no sono da beleza é a melatonina. Essa substância tem seu pico de eficiência entre 22h e 2h da manhã, e uma das suas funções é neutralizar os radicais livres, prevenindo danos a todas as células do corpo, inclusive as da pele.

Viu como o controle hormonal faz bem para a pele? Mas esse não é o único motivo para você investir em um boa noite de sono para ter uma aparência radiante.

Veja a seguir mais um benefício que o sono traz para a sua beleza.

Renovação celular é mais rápida à noite

Um estudo feito na University Hospitals Case Medical Center de Ohio, nos Estados Unidos, investigou o processo natural de renovação da pele e descobriu que, como todas as outras células do corpo, as da pele trabalham mais enquanto estamos acordados e deixam para se recuperar durante o sono.

Os cientistas descobriram que pessoas que têm uma qualidade ruim de sono perdem 30% mais água depois de 72 horas em que a pele foi exposta aos raios ultravioleta. Isso em comparação com as pessoas que dormem bem. E pele com menos água está mais sujeita a sinais do envelhecimento.

Além disso, as mulheres que dormem mal têm duas vezes mais chances de sofrerem antecipadamente com sinais da idade, como linhas de expressão e rugas, devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol.

Ainda de acordo com os cientistas desse estudo, não é só uma boa noite de sono que faz bem para a pele. Evitar o estresse, deixar de fumar e se proteger corretamente da radiação solar também são hábitos que contribuem com a renovação celular da pele. Então, atenção a isso também!

Confira a seguir outras medidas de rotina que podem fazer muito para a saúde da sua pele e ainda prevenir os sinais de envelhecimento.

Outros cuidados que fazem bem para a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, higiene, hidratação e proteção solar são medidas que fazem bem para a pele em todos os sentidos.

Para a pele do rosto, os especialistas recomendam limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, além de poluentes e poeira. Essa sujeira acaba fechando os poros e, assim, favorecem o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

Já a hidratação faz bem para a pele porque ajuda a manter a integridade da camada de proteção, evitando problemas como descamação, ressecamento, irritações, infecções e até os sinais da idade. Lembrando que beber água também é uma forma de hidratar a pele.

Por fim, vamos falar de proteção solar. Os raios ultravioleta são capazes de penetrar profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.

A exposição em excesso também pode aumentar o risco de câncer de pele. Portanto, não dispense o filtro solar!

Precisa de orientações específicas de cuidados com a pele? Fale com a gente! Para mais dicas e novidades em dermatologia, continue navegando no blog!