A vitamina C, também chamada de ácido L-ascórbico, não é produzida pelo organismo. Isso significa que ela precisa ser ingerida por meio de alimentos ou aplicada sobre a pele na forma de produtos específicos para que seus efeitos possam ser aproveitados pela nossa saúde. Entre outras funções, a vitamina C melhora a imunidade, protege os olhos e faz bem para a pele. Vamos conhecer melhor os benefícios.

Vitamina C combate o envelhecimento

O aumento da oxidação das células é um dos fatores que diminuem a produção de colágeno e, com isso, favorecem o envelhecimento precoce da pele. Exposição solar, poluição, cigarro, bebida alcoólica em excesso e estresse são exemplos do que desencadeia a oxidação das células.

Nesse cenário, a vitamina C é aquela que protege a pele dessa oxidação. Além disso, atua na estabilização do colágeno que já existe, mantendo mais água e elasticidade nas fibras. Com isso, evita que rugas e linhas de expressão apareçam antes da hora.

Uniformiza o tom da pele

A vitamina C ajuda a clarear manchas e uniformizar o tom da pele. Para entender a sua ação, vamos conhecer a melanina. Essa é a substância que dá cor à pele e, quando estimulada de maneira inadequada (com níveis aumentados de hormônios ou exposição solar desprotegida, por exemplo), dá origem a manchas.

A boa notícia é que a vitamina C tem o poder de inibir a produção de melanina. Com isso, não só combate as manchas que já existem como também é capaz de prevenir a formação de novas. E um efeito bônus: ela ainda potencializa os efeitos do filtro solar, garantindo ainda mais proteção.

Pele mais firme com vitamina C

A elastina é uma fibra que, junto com o colágeno, dá sustentação à pele. Proteger as estruturas de elastina que já existem e estimular a produção de novas estruturas são outras funções da vitamina C. Por isso, podemos dizer que ela é excelente aliada tanto no combate quanto na prevenção da flacidez, deixando a pele mais firme, hidratada e com viço.

Como incluir vitamina C na rotina

Existem duas maneiras de colocar mais vitamina C na sua rotina. A primeira (e mais importante) é por meio da ingestão de alimentos ricos na substância. Laranja, acerola, tangerina, limão, brócolis, espinafre e agrião são exemplos do que não pode faltar no cardápio de quem quer aumentar o consumo da substância.

A outra maneira de obter os benefícios da vitamina C para a pele é com a aplicação de produtos tópicos, ou seja, que você aplica diretamente no rosto e na região do pescoço e do colo. Esse tipo de produto pode ser usado das seguintes formas:
• De manhã, junto com o filtro solar, para potencializar a proteção contra os raios solares e a poluição;
• À noite, antes de dormir, para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.

Em geral, os cosméticos com a vitamina C ativa podem ser usados em todos os tipos de pele, exceto em pessoas com sensibilidade à substância. Mas como hoje existem as mais variadas formulações e formas de apresentação da vitamina C, é importante conversar com um dermatologista para saber o que é recomendado no seu caso.

Precisa de orientações específicas de cuidados com a pele? Fale com a gente! Para mais dicas e novidades em dermatologia, continue navegando no blog!